O cabelo e o esporte

Estava na esteira da academia quando nasceu a ideia sobre esse post. Não, não vou bancar a blogueira fitness ( falta muito para chegar lá! rs) e falar sobre treino. Vou falar de cabelo mesmo (e de mulher também)! Sempre corro de cabelo preso, como a maioria de nós. Hora de correr é hora de reparar em tudo, para ver se o tempo corre junto. Logo, fiquei reparando nos penteados. A maioria vai no bom e velho rabo de cavalo, mas vi tranças embutidas, tranças básicas, rabos de cavalo com gomos…
Daí a pessoa pensa no post e começa a viajar, pensar nas atletas, pensar em dicas, inspirações… começa a pesquisar. Então vamos tentar organizar para caber aqui. Pra começar: e o esporte feminino? E as olimpíadas?  

Atletas olímpicas me remetem ao time feminino de vólei (uma das seleções mais fortes do mundo e cheia de força e beleza – nas jogadas e nas jogadoras). Me lembram da Bia a da Branca (sigo as gêmeas nas redes sociais e vejo os treinos intensos da equipe e os cuidados das irmãs com a vaidade).

Vida de atleta não é fácil, mas houveram dias piores. Sabia que a participação feminina nos Jogos Olímpicos só foi oficializada em 1936? Só tem 80 aninhos! Antes disso teve muita luta, como mulher correndo o mesmo percurso do lado de fora do estádio para provar que podia concluir a prova. Foram os jogos femininos mundias que fizeram o Comitê Olímpico Internacional dar o braço a torcer e enxergar do que as mulheres são capazes. As mulheres foram entrando devagar, até sermos mais de 40% dos atletas presentes. É bom saber que hoje até países muçulmanos mandam mulheres para os jogos, mas ainda falta caminho. Hoje as atletas lutam por medalhas, lutam por participação e reconhecimento. E ainda cuidam da vaidade, sempre cuidaram, olha aí embaixo:

Jogos de 1900, Charlotte Cooper da Inglaterra. Fonte: Romanzoti, 2012.
Obs: Esses dados, a foto e muita informação interessante você encontra nesses dois links (1 e 2).
O tempo passa e a beleza das atletas continua:

 

O fato de não sermos atletas não nos impede de nos inspirar nelas para dar nossa corridinha na rua, ir para academia ou jogar futebol. Temos até algumas vantagens comparadas a elas, elas são sempre fotografadas (muitas vezes  julgadas), nós não. Aproveita que não tem muita gente olhando e se joga em todos os penteados. Tudo pela praticidade do cabelo preso. Segue a minha expectativa na academia. A realidade tem bem menos glamour!rs
{via pinterest}
A dica para as atletas do dia a dia é tentar driblar os efeitos nocivos do suor, esse suor extra pode ressecar os fios. O ideal é lavar o cabelo logo após, lembrando que o excesso de lavagens também prejudica.  E agora? É só tentar equilibrar. Evite o excesso de produto no couro cabeludo. Evite usar chapinha, secador e babyliss com frequência. Não durma com o cabelo molhado. Tente compensar com máscaras de nutrição e, em caso de cabelo com mais química, com máscaras de reconstrução. Ah, a prevenção pede leave in com protetor solar e boné se for esporte ao ar livre. Outra coisa que costumo fazer para evitar lavar várias vezes é usar shampoo a seco. Se o cabelo não está em um bom dia, mas eu sei que vou para academia depois do trabalho, coloco o shampoo a seco no início do dia. O mais importante é sempre aproveitar os benefícios dos hábitos saudáveis, afinal com mais atividade física, melhor oxigenação, até o cabelo agradece. Se juntar com alimentação equilibrada melhor ainda.
E aí, vai variar do rabo de cavalo de todo dia? Já está com vontade de ir correr? Quais são seus truques de atleta? Bom “treino” para todas!
Beijos,
Luana

 

Um comentário sobre “O cabelo e o esporte

  1. Pingback: Tutorial trança boxeadora – Por Luana Alves | Beleza à Porta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s