Alternativas para o velho absorvente

coletor

Será que absorventes íntimos estão ultrapassados? Ainda não, absorventes fazem parte do nosso dia-a-dia tem tempo e já estamos mais que acostumadas com eles, porém tem ficado cada vez mais comum aposentar o velho absorvente. Como o público aqui do blog é majoritariamente feminino, achamos que seria um bom papo reforçar (acho que não é nem mais apresentar) as alternativas que temos. Tem o copo coletor, as calcinhas para menstruação e a versão de pano dos absorventes. Eles surgiram, ou foram reinventados, em função da preocupação ambiental (já que é uma geração de lixo mensal com o modelos tradicionais) e da preocupação com a saúde da mulher, pois essas alternativas possuem menos químicos em contato direto com o corpo. Quero mostrar aqui depoimentos de quem usa cada uma dessas possibilidades.

Vou começar comigo mesmo (Liana), já que tem um tempo que tenho usado o copo coletor, me adaptei muito bem e recomendo…

Como funciona o copo coletor? É um copinho de silicone que você encaixa no canal vaginal para coletar sua menstruação, ela fica lá guardada, até você esvaziar. Você encaixa onde encaixaria um absorvente interno.

Comprei os da Fleurity tem uns dois anos já, numa promoção onde vinham dois, aí pedi logo um de cada tamanho que eles tem. Meu fluxo é intenso só no meio da menstruação (quando vem inclusive coágulos) e os dois tamanhos me atenderam bem. Eu não tinha noção do volume que eu menstruava, quando você vê no copo percebe que é bem menos do que você imagina. Foi bom ter dois copinhos para andar com um backup na bolsa.

Como era na prática? Eu coloco dando um dobrada para dentro em uma das pontas e ia sentindo o encaixe até desdobrar (para ficar aberto certinho e criar um vácuo). Usava normalmente, para dormir, para trabalhar… Quando ia dando as horas (eles recomendam no máximo 12 horas) trocava, inclusive no trabalho (em banheiro individual), é só retirar, despejar o conteúdo no vaso, lavar em água corrente e recolocar. Ele precisa ser fervido só entre as menstruações. Se tivesse num lugar que não dava para lavar, eu usava o backup (dava uma limpada rápida com papel no usado para poder guardar num saquinho dentro da  bolsa). Caso você não tenha dois, seu backup pode ser um absorvente normal mesmo ou ainda andar com uma garrafinha de água para lavar o coletor na rua. Ah, uma coisa que eu faço na hora de retirar e, com o dedo, dar uma empurradinha em alguma parte da borda no sentido interno do coletor para criar um espaço para liberar o vácuo antes de puxar. É algo pessoal, pois ficava com a impressão que poderia estar forçando se eu puxasse direto. Quanto a vazamento, acho que tem menos chance do que o absorvente normal. Quando não tem o encaixe certinho (você vai pegando jeito com o tempo), pode vazar um pouco pela lateral. Como ele vai estar ali dentro bloqueando o fluxo, mesmo que você ainda não coloque direitinho não vaza muito. Caso vase, dá para perceber e ir ajeitar (sem grandes acidentes).

É uma questão de costume, de autoconhecimento, acho que rapidinho se pega o jeito. Aí o sangue que fica ali não é escuro ou mal cheiroso como se transforma o sangue que fica em contato com absorventes normais + meio externo. Vale super testar. Várias amigas minhas já usam. É adaptação… No início eu fazia  um pouco de malabarismo para encaixar, depois que peguei o jeito se tornou simples. Tem quem corte o cabinho para ficar mais confortável, cheguei a cortar de um dos meus, o que me pareceu desnecessário depois. Com o encaixe certo, não dá para sentir quando está usando.

Liana Silva

A calcinha reutilizável que absorve a menstruação, pois possui camadas de tecidos modernos adequados para essa função, é a opção de uma grande amiga nossa, que falou como foi a experiência:

Como eu me senti?

Bom, estranha no primeiro momento. A gente passa tanto tempo em função do absorvente que mesmo que a gente entenda que a calcinha absorvente não é uma calcinha comum, eu me peguei pensando “nossa esqueci de pôr absorvente”. Coloquei ela pra dormir no meu primeiro dia de menstruação e como era feriado, fiquei na cama de preguiça. Senti um pouco de umidade, mas não achei muito diferente do absorvente regular pois não uso o de cobertura seca por conta de alergia.  Usei as calcinhas (comprei duas) todos os dias do periodo, não senti nenhum desconforto usando, os elásticos não apertam. Lavei todos os dias no chuveiro sem nenhuma dificuldade, como o tempo não estava muito quente elas demoraram mais do que imaginei pra secar. Talvez lavando na máquina seja melhor nesse aspecto. Nos dias mais “fortes” da menstruação ela realmente não funcionou as 12 horas, mas é fácil de perceber a hora de trocar. E uma das minhas é o modelo com transparência, e ela marca bastante por causa da costura, o que me fez pensar um pouco mais no que vestir. Mas no geral, adorei.

Alice Vieira

De absorvente de pano nós não temos experiência de ninguém próximo, então catei na internet um depoimento que parecesse representativo. O absorvente tem o formato dos descartáveis (inclusive com abas) e conta com camadas de tecido absorvente e um tecido mais impermeável na parte externa. Escolhi esse videozinho aí embaixo da Luana Burigo que costuma mostrar assuntos relacionados à consumo consciente, testou e gostou dos absorventes de pano.

Eu tenho uma experiência muito boa com fraldas ecológicas, não é a mesma coisa né rsrsrs, mas o princípio dos tecidos absorventes + tecidos impermeáveis é similar, por isso boto fé nos absorventes de pano. Acredito nos tecidos com capacidade de absorver e que a lavagem seja simples e eficiente.

Se você se interessou por alguma dessas alternativas vale pesquisar um pouco mais sobre a que vai apostar. O coletor você já encontra de várias marcas, variando bastante o preço (entre cerca de 40 a 80 reais), você só precisa de uma unidade para usar o ciclo todo durante anos. A calcinha tem duas marcas no Brasil da Pantys (https://www.pantys.com.br) e da Korui (http://www.korui.com.br), por preços similares (cerca de 80 reais). Para usar somente a calcinha o fluxo todo seria no mínimo duas, sendo três o ideal. A Pantys tem modelos lindinhos :). Os absorventes de pano tem um variedade de marcas, inclusive produtores menores/locais (encontra-se até no Mercado Livre), mas as mais conhecidas acredito que são da Morada da Floresta (https://loja.moradadafloresta.eco.br) e da Korui. A recomendação é ter pelo menos 6 a 8 absorventes para um cliclo, mas esse número pode variar muito conforme duração do seu ciclo, disponibilidade para lavar, clima de onde você mora. O preço da unidade é cerda de 20 e poucos reais, mas tem kits também.

Vale ressaltar que tem gente que não se acostuma com um método ou outro, cada pessoa é uma. Como já disse lá em cima tenho várias amigas que usam copo coletor e gostam bastante, mas também teve casos de quem teve dificuldade de retirar o copinho (incluindo quem tentou novamente e quem desistiu, não se adaptou mesmo). Se procurar na internet tem várias experiências distintas. Nos sites citados acima tem bastante informação, com destaque para a Korui que vende as três alternativas e ainda tem um trabalho social bem legal com doação de coletores. Eu sigo a Korui inclusive no instagram, onde aparecem dicas de vez em quando (tem até esqueminha de dobras para o coletor).

A vantagem dos três métodos em relação aos absorventes antigos é a reutilização, valendo a pena para o bolso e para o meio ambiente a médio / longo prazo, além de serem menos agressivos ao corpo por não ter tanta química em contato com a pele. Os pontos positivos (em azul) e negativos (em vermelho) principais de cada um na comparação dessas três alternativas eu ilustro abaixo:

coletormenstrualetc

Eu adoro o copinho, mas tô com vontante de comprar uma calcinha ou alguns absorventes para revezar, usar nos momentos de pressa ou pouco fluxo.

E aí, se interessou? Já usa algum?

Beijos,

Liana

 

Um comentário sobre “Alternativas para o velho absorvente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s